A prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo, promoveu um city tour para os acadêmicos e professores do Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana.
A ação faz parte do projeto “Educação Turística”, implementado pela Secretaria, que visa apresentar os principais pontos turísticos do município, destacando as características histórico-culturais dos atrativos. A atividade foi coordenada pelo professor João Caetano, diretor de Políticas Públicas da pasta, e contou com a colaboração do professor e historiador Nivalcir de Almeida, que orientou os visitantes.
A visita teve na praça Pedro Manvailer e passou por pontos como Trevo das Cuias, 11º RC Mec, Linha Internacional, Estação Ferroviária, Castelinho e Museu da Erva Mate.
“Esta ação é uma das atividades do nosso projeto de Educação Turística, que busca promover o turismo histórico-cultural em nossa fronteira. Somos um município com um excelente fluxo turístico devido ao turismo de compras, e queremos aproveitar esse fluxo para oferecer atividades que destaquem nosso potencial cultural e histórico, de modo a aumentar o tempo de permanência dos visitantes em nosso município. O turismo é uma atividade econômica que impacta diretamente a geração de emprego e renda. Estamos atentos e trabalhando constantemente para o fortalecimento do setor”, destacou a secretária Raquel Lageano Quintino.
Após o city tour, os acadêmicos participaram de palestras sobre a Educação na Fronteira, com a professora Mirta Mabel, e sobre a atuação e função da Secretaria Municipal de Desenvolvimento no município, com o professor João Caetano, que destacou o atendimento e fomento à agricultura familiar nos assentamentos, cooperativas, distritos e áreas indígenas no território de Ponta Porã. Para finalizar, houve uma explanação da Prof.ª Eliana Lamberti sobre o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos da Uems.
O prefeito Eduardo Campos reafirmou seu compromisso com o setor de turismo, reconhecendo sua potencialidade na geração de emprego e renda, bem como no fortalecimento da identidade cultural fronteiriça. Entre as ações implementadas destacam-se o fortalecimento do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), o retorno do município como polo regional de turismo, a elaboração do Plano Municipal de Turismo e outros ordenamentos legais do setor, além do aumento do fluxo aéreo de passageiros no município. Essas iniciativas visam consolidar Ponta Porã como um destino turístico de destaque, promovendo o desenvolvimento econômico e a valorização de sua rica herança cultural.