Dados fornecidos pela Alumia, plataforma especializada em análise e fornecimento de informações para empresários e gestores de Mato Grosso do Sul, divulgados na segunda-feira (8/4), revela que o município de Ponta Porã foi o segundo destino mais procurado por via aérea no Estado em 2023. Representando aproximadamente 4% de todos os passageiros aéreos, 32 mil pessoas escolheram a cidade que faz fronteira com o Paraguai.
Essa significativa ascensão no fluxo de passageiros aéreos não apenas demonstra o potencial turístico da região de fronteira, mas também reflete diretamente na economia local, gerando empregos e aumentando a renda da comunidade.
De acordo com o Caged (Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados), o setor de turismo foi o principal responsável pelo aumento de número de empregos no ano passado, criando mais de 214 mil vagas de emprego.
Atentos a esse crescimento, os esforços do poder público municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo, têm ido ao encontro desse movimento e tem sido fundamental para impulsionar o turismo local e regional. Iniciativas como o lançamento do Plano Municipal de Turismo, a readequação da legislação municipal relacionada ao turismo, o apoio ao Conselho Municipal de Turismo e aproximação da governança turística do Paraguai são exemplos tangíveis desse compromisso.
Além disso, o retorno de Ponta Porã como um polo regional de turismo também demonstra a força da fronteira. Este apoio contínuo do governo municipal, liderado pelo prefeito Eduardo Campos, reconhece o turismo como uma atividade econômica vital para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do território e desta forma o governo municipal tem investido recursos e esforços para consolidar Ponta Porã como um destino turístico de destaque em Mato Grosso do Sul.