A previsão para Ponta Porã receber as doses do imunizante Bivalente contra a Covid-19, é a próxima sexta-feira (17), que é quando o cronograma de vacinação será divulgado, segundo informou uma fonte do Ponta Porã News na manhã desta terça (14).
Na segunda (13), o secretário municipal de Saúde, Patrick Derzi, disse à reportagem que o município receberá 852 doses, divididas em 142 fracos, que rendem seis doses e deverão ser usadas para aplicação da terceira e quarta dose.
A vacina Bivalente protege contra a cepa original do Novo Coronavírus e também contra as variantes como Ômicron. O imunizante é destinado para pessoas com 12 anos ou mais que se enquadram nos grupos prioritários, sendo que na primeira fase, podem se vacinar pessoas com mais de 70 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, abrigados, trabalhadores das instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Já na fase dois serão vacinadas pessoas com idade entre 60 e 69 anos; na fase três o público-alvo são as gestantes e puérperas; na fase quatro os trabalhadores de saúde; e na fase cinco, pessoas com deficiência permanente.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) já iniciou a entrega das 32.400 doses da vacina Pfizer Bivalente. Os 79 municípios podem fazer a retirada até às 17h, na Ceve (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica).
Em comunicado da Secretaria Estadual de Saúde, o esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina Covid-19 Bivalente (Reforço) para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com este novo imunizante será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.
A orientação é que as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas Bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal.
Ontem, o Estado recebeu 35 mil doses de vacina infantil sendo 30 mil doses da Pfizer Pediátrica e mais 5 mil da Pfizer Baby. Hoje, chega a segunda remessa com as 209 mil doses da Pfizer Bivalente e mais 15 mil doses de vacina Coronavac para finalizar esquema em crianças de três e quatro anos.