Tomou posse na Câmara Municipal de Ponta Porã no final do mês de junho, a nova diretoria da Uper (União Pontaporanense de Estudantes) que comandará a organização nos próximos quatro anos.
A cerimônia contou a com a presença do deputado petista, Pedro Kemp, do superintendente do Incra, Paulinho Roberto (PT), do secretário municipal de Governo e Comunicação de Ponta Porã, Fábio Caffarena (PSDB), e os vereadores Candinho Gabínio (PSDB), Anny Espínola (PSDB), Agnaldo Miudinho (PSDB), Raphael Modesto (PSDB), Edinho Quintana (PSDB), Kamila Alvarenga (PSDB), Neli Abdulahad (União), Biro Biro da Qualidade de Vida (PDT), Jelson Bernabe (Republicanos), além do secretário municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, Marcelino Nunes, e do presidente da Comissão Eleitoral, Markon Machado.
Logo na abertura do evento, o ex-presidente da União Pontaporanense Estudantil, Ageu Oliveira, comentou sobre os desafios que o movimento enfrentou na luta pelo passe livre na década de 90. Em seguida, a presidente do Grêmio Estudantil da Escola Joaquim Murtinho, Luana Yasmim, falou sobre a necessidade de aproximação dos estudantes com as autoridades.
Gabrielly de Paula Ortiz, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Geni Marques, destacou a importância da Uper e a necessidade de diálogo para que a Instituição retorne aos “períodos dourados”, após seu enfraquecimento durante a pandemia de Covid-19.
Também esteve presente na cerimônia de posse o diretor da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Jonathan Castelli, que por sua vez enfatizou a importância do movimento estudantil na defesa das instituições públicas de Ensino Superior e na defesa da democracia.
Quem também fez uso da palavra foi o vice-presidente do Fórum de Gestores de MS, Cesar Ferro.
Antes de dar posse aos eleitos, o presidente da Comissão Eleitoral, Markon Machado, agradeceu Joana Ledesma e José Anderson Saucedo, membros da comissão eleitoral.
Markon também agradeceu a presença de todos e destacou a importância do apoio das autoridades presentes nas esferas federal, estadual e municipal, do público presente, lideranças como a diretoria do Simted, e representantes do Conpepp, Sindicato dos Comerciários, dos diretores das Escolas Geni Marques e Joaquim Murtinho, esta última, representada pela diretora-adjunta Glória Arévalo.
Após a posse simbólica, Hamilton Jr. agradeceu a todos e enalteceu a importância do movimento estudantil.
Oriundos do movimento estudantil, o vereador Agnaldo Miudinho e o vereador licenciado Marcelino Nunes pediram o direito da fala. Agnaldo destacou a importância da Uper, que segundo ele, se tornou a maior entidade representante de classe de Mato Grosso do Sul ao longo dos seus 42 anos de história. Já Marcelino destacou a importância da luta dos estudantes por democracia.
O vereador e presidente da Casa de Leis de Ponta Porã, Candinho Gabínio, comentou sobre a importância de se lembrar do passado da União, mas convocou todos a se colocarem à disposição da Instituição para auxiliar os estudantes em seus novos desafios.
Paulinho Roberto, superintendente do Incra, destacou a luta dos estudantes pela revogação do Novo Ensino Médio. O deputado petista Pedro Kemp enfatizou a importância da Uper, dando destaque aos desafios do movimento estudantil e a luta por Educação Pública de Qualidade, promovida através do diálogo.
Ao final do evento, o Diretor da UCP, Carlos Bernardo, que chegou de viagem em tempo de participar do evento, destacou a importância da UPEr e se colocou a disposição do movimento estudantil em prol de parcerias.
Durante todos os pronunciamentos, o ex-presidente Veimar Marques (1995-2010) e a ex-secretária da Uper, Verginia Miranda (1995-2010), foram citados como os dois mais atuantes em todos os 42 anos de história do movimento estudantil em Ponta Porã.