Município anuncia criação de Guarda Escolar e botão do pânico nas escolas da Reme

Após os recentes ataques a escolas e creches em outros estados brasileiros, e em Ponta Porã, supostos alertas de massacres, a segurança nas unidades escolares se tornou prioridade das autoridades de segurança.

Em Ponta Porã, o prefeito Eduardo Campos se reuniu com o secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes, e com a secretária municipal de Educação, Mirta Landolfi, para debater medidas a serem tomadas para dar mais segurança aos alunos e servidores da Reme (Rede Municipal de Ensino).

A primeira medida está a criação da Guarda Escolar, que fará a ronda escolar com quatro viaturas diariamente, será elaborada também uma cartilha de segurança que vai orientar como agir e se comportar diante de um possível ataque. Haverá ainda a criação de um grupo escolar, treinamento dos auxiliares de disciplina, aumento do videomonitoramento das escolas e implantação do botão do pânico, que será interligado à Guarda Civil Municipal da Fronteira.

“Essa ações são permanentes e contínuas e buscam proteger nossos alunos e servidores de qualquer perigo. A Administração não vai aceitar ou tolerar ameaças à integridade física de nossas crianças e as autoridades competentes estão em estado de alerta máximo para agira em qualquer situação”, disse o prefeito Eduardo Campos.

O secretário de Segurança Pública, Marcelino Nunes, disse que a GCMFron fará o policiamento urbano, enquanto a Polícia Militar cuidará dos distritos de Sanga Puitã e Nova Itamarati.

Em Ponta Porã, as aulas seguem sua rotina normalmente, com reforço da ronda escolar em todos os períodos. Em caso de ameaça, a Guarda Civil deve ser avisada pelo telefone 153, ou a Polícia Militar pelo 190.

A2Polícia MilitarPonta Porã