Em uma iniciativa pioneira, o secretário municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, Marcelino Nunes, juntamente com a equipe da Defesa Civil, está liderando a elaboração e implementação do projeto Agentes de Defesa Civil Mirim de Fronteira, que tem como objetivo combater a vulnerabilidade social e oferecer oportunidades para crianças e adolescentes por meio de atividades educativas, esportivas e profissionalizantes.
Com a participação ativa de 50 crianças e adolescentes entre seis e 16 anos, e que abrange moradores também de Pedro Juan Caballero, o projeto que funciona aos sábados das 8h às 11h, e visa tirar as crianças das ruas e afastá-las do envolvimento com drogas e atividades ilícitas. Através de aulas de cidadania, noções de primeiros socorros e cursos profissionalizantes, o programa busca capacitar os participantes para um futuro.
“A equipe da Defesa Civil tem desempenhado um papel fundamental na concepção e execução do projeto. Com sua expertise em situações de emergência e conhecimento sobre prevenção de desastres, eles estão contribuindo para a formação dos Agentes de Defesa Civil Mirim. Além disso, a parceria com instituições governamentais, organizações não-governamentais e empresas locais tem sido essencial para viabilizar recursos e ampliar as oportunidades oferecidas aos participantes”, pontua o secretário Marcelino Nunes.