A Secretaria Municipal de Segurança Pública, através da GCMFron (Guarda Civil Municipal da Fronteira) está intensificando as ações que visam coibir os furtos de fios de energia elétrica do município, e a partir desta quarta-feira (24), vai percorrer os ferros-velhos da cidade.
De janeiro até agora, segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes, já foram mais de 3 mil metros de fios furtados, o que deixa vários pontos da cidade às escuras.
Outro objetivo da operação é identificar os autores, bem como os receptadores deste material.
“Além das rodas, também faremos uso de câmeras de vigilância, que serão ampliadas em toda a área urbana de Ponta Porã, o que nos ajudará a identificar os autores e puni-los”, disse o secretário Marcelino.
O município que faz fronteira seca com o Paraguai, tem sido ‘castigada’ por este crime, já que regiões inteiras têm ficado sem energia, e o prejuízo se estende também aos cofres públicos que precisam arcar com os custos de reparo e substituição dos cabos furtados.
Nesta ação, o secretário Marcelino reforça que a Guarda Civil contará com o apoio dos pontaporanenses para combater os crimes. “É fundamental que os moradores estejam atentos e denunciem qualquer atividade suspeita relacionada aos furtos de fios de cobre, a fim de auxiliar na identificação e prisão dos criminosos”.
O canal para denúncias da Guarda Civil Municipal da Fronteira é o telefone 153. O anonimato é garantido.