O Corpo de Bombeiros de Ponta Porã realiza na próxima quinta-feira (25), a partir das 8h, na Avenida Brasil, uma simulação de acidente com capotamento de veículo e resgaste de vítimas.
A iniciativa faz parte do programa Maio Amarelo, que é o mês dedicado à conscientização sobre o trânsito.
Marcelo da Cruz Perez, segundo tenente do Corpo de Bombeiros, na oportunidade serão divulgadas ações de prevenção e combate a acidentes no trânsito, assim como alertar a população a respeito do perigo no transito e da importância de se ter um trânsito mais seguro.
“A demonstração técnica operacional de simulação de resgate de vítimas no trânsito, presas em ferragens de veículo acidentado, ocorrerá em frente ao prédio dos Correios, no centro de Ponta Porã, e contara com presença de autoridades, alunos de escolas locais, guarda municipal e alunos de projetos sociais”, explicou.
Ao Ponta Porã News, o tenente BM Marcelo adiantou que serão dois carros capotados com vítimas no interior, simulando um acidente, onde o Corpo de Bombeiros estará demonstrando o atendimento e resgate em tempo real.
Será realizada também a solicitação de resgate por telefone e todo trajeto da equipe até o local da demonstração. “O tempo resposta, o atendimento e remoção das vítimas, com corte da lataria dos veículos, ocorrerá como se fosse uma ocorrência real”.
Toda a ação será coordenada pelo tenente BM Alfonso.
Trânsito de Ponta Porã em números
A reportagem apurou com o Corpo de Bombeiros que nos quatro primeiros meses de 2023 foram registrados 197 atendimentos de acidentes de trânsito. 43 em janeiro, 49 em fevereiro, 51 em março e 54 em abril.
“Infelizmente estes são os dados que já registramos de acidentes em Ponta Porã. Todo mês o número de registro tem aumentado”, concluiu o segundo tenente do Corpo de Bombeiros, Marcelo da Cruz Perez.