O mês de abril, também conhecido como ‘Abril Laranja’, encerra atividades de conscientização e de combate aos maus-tratos a animais na próxima quinta-feira (27), na Escola Municipal Manoel Martins, em Ponta Porã.
Para orientar os alunos, estarão presentes policiais da Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista), PMA (Polícia Militar Ambiental), o Canil da PM (Polícia Militar) e também a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da causa animal.
Ao Ponta Porã News, Bruno Nóbrega, protetor da causa animal, ressaltou que o objetivo do ‘Abril Laranja’ é conscientizar toda a população quanto às formas de violências que os animais sofrem diariamente. Segundo ele, além do abandono, existem outras práticas que no dia a dia passam despercebidas.
“Além do abandono, também são considerados maus-tratos aos animais, cachorros e até cães que são acorrentados, deixados no sol, na chuva, que são submetidos a ambientes precários de higiene e por aí vai. Para se ter uma ideia, do feriado para cá, foram 40 animais resgatados só em Campo Grande. Outra prática criminosa que infelizmente é comum, são ninhadas de animais deixadas em praças, ruas e até em matas”, disse Bruno Nóbrega.
Durante todo este mês foram mais de 20 escolas municipais e estaduais de Ponta Porã que receberam ações do ‘Abril Laranja’, com o objetivo de chamar atenção dos alunos e, consequentemente, dos seus pais.
Importante denunciar
Na era da tecnologia, denunciar maus-tratos ficou mais ágil. Basta tirar uma foto ou fazer um vídeo e encaminhar para a Decat no telefone 33-2567 ou para a PMA no 3357-1500.
Punição para quem maltrata
No Brasil, maltratar um animal é crime previsto em lei, cuja pena para quem for condenado vai de dois a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal.
Ponta Porã News*