A deputada Lia Nogueira (PSDB) apresentou um Projeto de Lei que visa instituir o reconhecimento oficial do aniversário do distrito de Vila Vargas, localizado no coração de Mato Grosso do Sul e que, neste ano, celebra os 60 anos da sua criação. O objetivo é inserir a data no Calendário Oficial de Eventos.
Vila Vargas, conhecida como a “capital do alho”, foi estabelecido por meio da Lei Estadual n.º 2.092, de 20 de dezembro de 1963, pelo então deputado Weimar Gonçalves Torres. O distrito desempenha um papel importante na história de Dourados.
O Projeto de Lei, proposto pela deputada, busca incluir a festa de aniversário que deve ser celebrada anualmente no dia 20 de dezembro, data que marca o nascimento do distrito.
“Ao longo dos anos, Vila Vargas construiu sua identidade como parte integrante do primeiro projeto de reforma agrária do país, a Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND). O distrito, batizado em homenagem a Getúlio Vargas, tem desempenhado um papel fundamental na formação da história agrária e social da região”, justificou a deputada.
Lia Nogueira destacou que o reconhecimento é um passo significativo para preservar e promover as tradições do distrito e contribui não só para a identidade local, mas também com a história de Mato Grosso do Sul como um todo.