O Parlim (Parlamento Internacional Municipal) realizou na última quinta-feira (28/11), a 8ª sessão ordinária na Junta Municipal de Pedro Juan Caballero. A Mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pela presidente Zulma Maria Icassatti de Acevedo, pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, intendente de Pedro Juan Caballero, Ronald Acevedo, consejal José Ivo Lezcano Paredes, vereador José Menino Júnior, e presentes no plenário os consejales municipales Mahiba Carolina Yunis de Acevedo, Jorge Luis Medina Rivarola, Ignacio Cantero Casco, Ronaldo Amarilla e Angélica Valdés Barboza.
Ao abrir a sessão do Parlim, Zulma parabenizou Agnaldo Miudinho que na sexta (29/11), assumiu interinamente como prefeito de Ponta Porã, tendo em vista viagem do prefeito Eduardo Campos para fora do Brasil. “Desejo sorte por estar assumindo um dos principais municípios de Mato Grosso do Sul, êxito e bençãos são os nossos votos e pode contar com o apoio dos consejales de Pedro Juan Caballero”, disse.
Logo depois, o vereador José Menino Júnior falou aos presentes sobre a viagem para Foz do Iguaçu, ressaltando que foi uma experiência única porque enquanto na tríplice fronteira se discute nas universidades projetos futuros, “levamos através do Parlim o que já estamos realizando e inclusive fomos convidados para fazer apresentação em Brasília. Vão servir de modelo para outras fronteiras. O aeroporto binacional é fundamental para a economia da fronteira, principalmente para quem atua no ramo de importação e exportação. Com habilitação de voos de aviões de grande porte vamos ter produtos mais competitivos e isso vai gerar emprego e renda”, destacou.
Agnaldo Miudinho aproveitou para apresentar ao intendente de Pedro Juan Caballero, Ronald Acevedo, um projeto para criação de um Aeroporto Binacional na fronteira. “Nós temos o Aeroporto Internacional de Ponta Porã que poderá ser transformado em Aeroporto Binacional, basta apenas algumas adequações necessárias apontadas pela Aena Brasil, atual gestora do nosso aeroporto”, disse.
Ficou agendada para esta segunda-feira (2/12), às 14h, uma reunião entre vereadores, consejales, prefeito de Ponta Porã, intendente de Pedro Juan e o diretor da Aena Brasil para dar sequência às discussões do projeto.
A consejal Angélica Valdés disse que Ponta Porã e Pedro Juan Caballero precisam seguir irmanadas. “Temos que seguir juntos de forma responsável, buscando cada vez mais a integração para gerar desenvolvimento para nossa população. Temos que promover integração de verdade porque somos verdadeiros irmãos e temos que seguir trabalhando pela nossa fronteira”, disse.