O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Campo Grande na próxima quarta-feira (4/12), no entanto, deve seguir para inauguração da fábrica da Suzano, em Ribas do Rio Pardo. Com isso, ele não participará da entrega simbólica das terras indígenas de Ñande Ru Marangatu, localizada em Antônio João.
A informação foi dada ao Campo Grande News pelo deputado petista Vander Loubet. “Lula está confirmado, a informação que tive hoje da Casa Civil é que ele vem dia 4, na quarta-feira e que ele suspendeu Antônio João. Vem para inauguração da Suzano. Chega em Campo Grande e segue para Ribas do Rio Pardo. A informação que tenho é que suspendeu lá [Antônio João]”, disse.
A deputada Camila Jara (PT) também informou que provavelmente Lula comparecerá em apenas uma agenda. Os dois parlamentares ressaltam que o cronograma pode ser alterado até quarta-feira.
Ñande Ru Marangatu é palco de conflitos agrários entre fazendeiros e guarani-kaiowá há anos, mas apenas em 2024 o governo federal colocou fim às mortes causadas pela disputa pelas terras. Em 12 de novembro, a gestão confirmou o depósito de R$ 27.887.718,98 e o STF (Supremo Tribunal Federal) definiu prazo para que proprietários rurais deixassem as áreas em Antônio João, que integram a terra indígena.