Lourdes Monteiro quer um canal para população denunciar queimadas

A vereadora Lourdes Monteiro solicitou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 17 de agosto, ao prefeito Hélio Peluffo e ao secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi, a inclusão de um fisioterapeuta na Unidade de Saúde da Família Itamarati, para tratamento pós-covid dos pacientes, no Distrito de Nova Itamarati.

Em sua justificativa, a vereadora disse que a fisioterapia tem uma importância essencial no tratamento do covid-19.

“Esse tratamento no pós-covid colabora para recuperar a capacidade pulmonar e motora dos pacientes que já se curaram da doença, indicando exercícios e procedimentos terapêuticos para fortalecer a musculatura respiratória e periférica. Essa fisioterapia ajuda tanto para quem acabou de sair da UTI, quanto para quem está se recuperando em casa”, explicou Lourdes Monteiro.

Queimadas

A vereadora também solicitou ao prefeito e ao secretário municipal de Governo e Comunicação, Eduardo Campos, a criação de um canal de denúncias específico para ocorrências de queimadas, em conjunto com o 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Ponta Porã.

De acordo com a parlamentar, criação de um canal de denúncias específico para ocorrências de queimadas unificaria o trabalho do Poder Executivo e do 4º GBM em prol da coibição e responsabilização desse crime.

“De acordo com informações do Comandante Tenente Coronel Sr. Leandro Borges Bertholdo, do 4º GBM, a autuação nos casos de queimadas, na maioria das vezes, não é realizada. Ademais, agosto foi o mês com o maior índice de queimadas no ano de 2020 e fazer uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e à flora e graves consequências para a saúde humana”, relatou a vereadora Lourdes Monteiro.

Hélio PeluffoPonta Porã