A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) protocolou na quarta-feira (22), um requerimento, junto ao Governo de Mato Grosso do Sul, para que a ação social e educativa, promovida por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, seja uma ação permanente e periódica, e ainda estendida às demais aldeias e assentamentos do Estado.
“Temos acompanhado a atenção que o Governo do Estado tem dado às nossas aldeias, inclusive a ação foi destaque na mídia nacional. É uma iniciativa louvável, pois temos uma demanda reprimida nas aldeias e sem uma ação como essa é difícil a maioria dos moradores dessas áreas terem acesso a serviços como os que foram ofertados”, parabenizou a deputada.
Em reunião com Lia Nogueira, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, demonstrou sensibilidade para ampliar as ações e criar um plano permanente com atenção voltada, principalmente, para a região do Conesul, onde há altos índices de violência.
“Todas as aldeias precisam ser atendidas com essa iniciativa, mas temos aldeias como a Tey’ikue, em Caarapó, e Panambizinho, em Amambai, que precisam ser contempladas, pois estão extremamente precarizadas, com índices altíssimos de casos de violência contra a mulher, a criança, adolescente e o idoso. Essas comunidades necessitam da intervenção urgente do poder público e a implantação desta ação social, em um momento como esse, representa a preocupação do Estado com o bem estar social e a dignidade das comunidades indígenas”, reforçou a parlamentar.
Na ação, realizada em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), foram oferecidos cursos de formação de Formação de Brigada de Incêndio e de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, emissão da primeira via do RG, atendimento da Delegacia da Mulher Itinerante, com registros de Boletins de Ocorrência, além de vacinação e palestras de programas da Polícia Militar, entre outros serviços.