Conforme pedido de usuários, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou uma solicitação ao Governo de Mato Grosso do Sul para ampliar o número de cirurgias e procedimentos cardíacos realizados no Hospital Evangélico de Dourados (HE). A parlamentar destaca que o hospital é uma referência na região para esse tipo de atendimento, não apenas para a população local, mas também para pacientes de várias cidades vizinhas abrangendo cerca de 33 municípios da macrorregião.
A deputada ressalta que, apesar da capacidade técnica e estrutural do HE para realizar um maior número de procedimentos, o hospital enfrenta limitações, fazendo-se necessária a ampliação dos leitos contratualizados, bem como os recursos investidos, dos quais são os mesmos a mais de 6 anos. Isso tem impedido a ampliação do atendimento, essencial para suprir a crescente demanda por cirurgias e tratamentos cardíacos, cujo hospital é habilitado desde 2010 na alta complexidade em cardiovascular. Ainda é fato que a Campo Grande já enfrenta grande demanda de todo o Estado, o que contribuiria significativamente para o desafogamento da Capital.
Lia Nogueira enfatiza que, com a ampliação dos serviços e dos recursos destinados ao hospital, seria possível reduzir o tempo de espera dos pacientes, garantindo um atendimento mais eficiente e acessível. “Investir na ampliação dos serviços cardíacos no HE não apenas deve salvar mais vidas, mas também melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, permitindo que eles retornem às suas atividades cotidianas com mais saúde e segurança”, explica.