A vereadora Kamila Alvarenga quer a reativação do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, em Ponta Porã. A parlamentar apresentou na sessão ordinária de 14 de fevereiro, na Câmara Municipal, indicação solicitando a volta deste importante instrumento que promove ações que resultam na inclusão social.
Segundo ela, “os Conselhos são órgãos que permitem estabelecer sociedade na qual a cidadania deixa de ser apenas direito, passando a ser realidade, com o cidadão como protagonista nas ações sociais junto ao poder público. É de suma importância a reativação do Conselho, assim como também a criação do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados à implantação, manutenção e desenvolvimento de programas e ações dirigidos a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, argumentou.
O pedido foi formalizado por meio de uma indicação, lida em Plenário e encaminhada ao prefeito Eduardo Campos e à Sscretária municipal de Assistência Social, Vera Lucia de Oliveira.
Saúde
Na sessão, Kamila Alvarenga também apresentou indicação solicitando um estudo técnico para a implantação do Serviço de Residência Terapêutica (SRT), no município de Ponta Porã.
De acordo com a parlamentar, “o Serviço Residencial Terapêutico irá disponibilizar atendimento 24 horas para os pacientes com transtornos mentais e egressos do CAPS AD, com acompanhamento contínuo, que será realizado por educadores sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e psicólogo. O objetivo principal deste Serviço é disponibilizar um espaço de moradia e convivência social, vislumbrando uma possibilidade de resgate da cidadania, reinserção social e reconciliação familiar”.
A indicação contendo o pedido foi encaminhada ao prefeito Eduardo Campos e ao secretário municipal de Saúde, Patrick Derzi.