Durante sessão solene realizada na noite de quinta-feira (14/11), pela Câmara Municipal de Ponta Porã no Centro Internacional de Convenções, foi comemorado o Jubileu de Prata do Parlim (Parlamento Internacional Municipal), formado pelos 17 vereadores da ‘Princesinha dos Ervais’ e pelos 13 Consejales Municipales de Pedro Juan Caballero.
O evento também contou com a presença dos prefeitos e vereadores de municípios da região de fronteira, governador do Departamento de Amambay, deputados federais e senadores do Brasil, representantes de consulados e embaixada, além de personalidades brasileiras e paraguaias.
Abrindo a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, disse que o Parlim representa a integração Brasil-Paraguai presente no dia-a-dia da fronteira. “Na história de 25 anos, o Parlim demonstrou o quanto é importante a atuação conjunta para solucionar problemas comuns das cidades irmãs gêmeas Ponta Pora/Pedro Juan Caballero. Implantamos iluminação na Linha Internacional com a cessão de toda a infraestrutura por parte da prefeitura de Ponta Porã e com o custo da energia pago pela Intendência de Pedro Juan Caballero, também avançamos nas áreas de economia, segurança, saúde, turismo, cultura e agora estamos avançando com a transformação da linha internacional que era conhecida como terra de ninguém e que a partir dos investimentos será um local de visitação e passará a ser terra de todos. Nosso trabalho de forma conjunta servirá de modelo para o mundo”, destacou.
Já a presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Zulma Maria Icassatti de Acevedo, disse que a comemoração do Jubileu de Prata do Parlim é um momento “de contentamento, de felicidade e demonstra que o povo fronteiriço deve seguir unido e trabalhando. Muito obrigada a todos que ajudaram a construir essa história. As pessoas passam e as instituições ficam e participar dessa solenidade dos 25 anos do Parlim é uma honra, muita felicidade em poder estar aqui compartilhando esse momento que demonstra que somos dois países, mas apenas um povo”.
Convidado a falar na solenidade, o vereador Marcelino Nunes eleito para o seu 7º mandato na Câmara de Ponta Porã, e que foi um dos idealizadores e fundadores do Parlim, ressaltou a importância do fortalecimento da integração Brasil/Paraguai. “Antes do Parlim quando surgiu questões envolvendo a fronteira só se resolvia através do sistema diplomático de Brasília e de Assunção. Essas barreiras diplomáticas não uniam, nos afastava e o Parlim veio para unir dois países, acabar com a divisão de Ponta Porã com Pedro Juan Caballero, sempre respeitando a soberania de cada país. Dessa forma, a partir do Parlim, sempre que surge um problema comum na fronteira, os vereadores e os consejales, propõe Leis parecidas que são colocadas em vigor. Avançamos muito e a prova está no projeto de reurbanização da linha internacional. Cada dia estamos mais integrados na cultura, na gastronomia, na música e em todos os outros setores”, ressaltou.
O vice-presidente da Junta Municipal de Pedro Juan, José Ivo Lezcano Paredes, disse que participar da comemoração do Jubileu de Prata do Parlim é um momento de emoção e ressaltou a importância da iniciativa dos vereadores e consejales que criaram e destacou que o sonho de 25 anos atrás prosperou e está cada dia mais forte com a concretização da integração entre as nações. “A Linha Internacional está sendo transformada, vamos seguir unidos e logo teremos um espaço para celebrar a irmandade do povo fronteiriço”.
O deputado estadual Paulo Corrêa representou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e ao fazer um breve discurso elogiou a iniciativa do presidente da Câmara de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, pela realização da sessão solene festiva de comemoração dos 25 anos de criação do Parlim. “Quero dizer que é uma alegria estar presente nesse momento importante da história e faço questão de ressaltar que somos todos irmãos. Viva a união Brasil/Paraguai”, disse Corrêa. O deputado federal Beto Pereira também foi breve na sua fala e disse que o Parlim já deu frutos positivos e que todas as conquistas devem ser celebradas entre as nações irmãs. O governador do Departamento de Amambay, Juan Silvino Acosta, resumiu o evento como uma “noite maravilhosa” e acrescentou que é preciso homenagear os que criaram e todos que seguem escrevendo a história do Parlim na fronteira.
O senador Nelsinho Trad disse durante seu discurso que o embaixador do Mercosul ao conhecer o Parlim enxergou a iniciativa como um modelo a ser implantado em outras regiões de fronteira. “O Agnaldo Miudinho foi feliz em acordar uma articulação tão importante quanto é o Parlim. Ponta Porã e Pedro Juan Caballero é um só povo e podem contar comigo porque estarei sempre de braços abertos e mãos estendidas para fortalecer ainda mais a integração que além da irmandade resolve problemas, evita conflitos, gera negócios e prosperidade”, destacou.
Presenças
A sessão solene do Jubileu de Prata do Parlim contou com a presença dos senadores Nelsinho Trad e Soraya Thronicke; dos deputados federais Dagoberto Nogueira e Beto Pereira; deputado estaduais Paulo Corrêa; prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos; intendente de Pedro Juan Caballero, Ronald Acevedo Quevedo; governador do Departamento de Amambay, Juan Silvino Acosta; reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo; entre várias outras autoridades e personalidades brasileiras e paraguaias.
Também estiveram presentes os vereadores de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, Anny Espínola, Vanderlei Avelino, Edevaldo Mattoso Barbosa, Kamila Alvarenga, Marcelino Nunes, Marquinhos Benites, Neli Abdulahad, Ricardo Torraca e Thiago Vedana. Também estiveram presentes os consejales municipales de Pedro Juan Caballero: Zulma Maria Icassatti de Acevedo, José Ivo Lezcano Paredes, Mahiba Carolina Yunis de Acevedo, Larissa Paola Winckler Escobar, Maria Lourdes Amarilla Rodriguez, Jorge Luis Medina Rivarola, Ignacio Cantero Casco, Carmen Bienvenida Aguero de Freitas.
Homenageados
A medalha do Mérito Legislativo Parlim foi entregue aos seguintes homenageados: Marlene Figueira da Silva, escritora e professora, diretora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; Camila Celeste, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Pedro Paulo Gasparini, defensor público geral do Estado; Deputado estadual Paulo Corrêa; prefeito Eduardo Campos; deputados federais Dagoberto Nogueira e Beto Pereira; senadores Nelsinho Trad e Soraya Thronicke; embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo, no ato representado pelo cônsul geral do Paraguai, Carlos Alberto Gamarra; embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes; senador paraguaio Eduardo Hirohito Nakayama; governador do Departamento de Amambay, Juan Silvino Acosta Benitez.