Farid Afif pede Guarda Municipal no Nova Itamarati

O vereador Farid Afif quer a implantação de uma base da Guarda Civil Municipal de Fronteira no distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã. O pedido foi feito por meio de uma indicação, apresentada na sessão ordinária de 28 de setembro, na Câmara Municipal. O documento foi encaminhado ao prefeito Hélio Peluffo, e ao secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes.

Farid Afif quer que seja feito um estudo para implantar uma base da Guarda para o apoio à Policia Militar, no patrulhamento rural como medida de prevenção e zelo à segurança pública e no combate aos crimes ambientais.

Segundo ele, “a Guarda Municipal dará apoio à Polícia Militar onde farão em conjunto a segurança na zona rural do município, para evitar e coibir assaltos, furtos e crimes ambientais que vêm acontecendo frequentemente na região. Porém, é necessário entender as dificuldades que estamos passando nesse momento, sobretudo vimos por intermédio deste cobrar apoio para que sejam tomadas as providências necessárias com urgência, para que seja construído o posto de controle e o aumento no efetivo dos Guardas Municipais e das viaturas, para intensificar e melhorar as rondas no Distrito. Temos o dever de implementar políticas públicas de controle e prevenção da criminalidade, da ordem social e ambiental, conto com o apoio de Vossas Excelências, e com certeza de quem vai ganhar com isto é a nossa população”, declarou Farid, na justificativa da indicação encaminhada às autoridades do Executivo Municipal.

Viaturas para patrulha rural

Farid Afif também apresentou indicação solicitando ao prefeito Hélio Peluffo, ao deputado estadual Neno Razuk, ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e a Marcelino Nunes, secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, que seja disponibilizado, em caráter emergencial, duas viaturas 4 x 4 e quatro motos, todas equipadas para o patrulhamento rural no distrito da Nova Itamarati.

“A patrulha rural faz-se necessária para combater a criminalidade fora da zona urbana, para atender exclusivamente aos moradores das áreas rurais do município, principalmente no distrito da Nova Itamarati, por ser o maior assentamento do estado, com mais de 3.200 famílias. Equipados com as motos e viaturas 4×4, preparadas para percorrer trechos sem asfalto e locais de difícil acesso, os guardas municipais apoiarão os policiais militares nas visitas e ocorrências nas propriedades rurais onde se apresentarão aos moradores deixando sempre o número do telefone celular para que sejam rapidamente acionados em casos de emergência. Por estas razões e considerando que é nosso dever como representante de nossa população, que solicito aos nobres senhores a aprovação desta indicação, que vem ao encontro dos anseios da sociedade rural de Ponta Porã. Desta forma, esperamos ser atendidos o mais breve possível”, argumentou Farid Afif, justificando o pedido.

Trânsito

Durante a sessão, o parlamentar ainda apresentou indicação, encaminhada ao prefeito e ao secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, reiterando pedido de indicação n° 434/2018, em que solicitou que seja realizado junto aos órgãos responsáveis, uma campanha de conscientização do trânsito, sobre o uso obrigatório do cinto de segurança, do uso indevido do aparelho de celular ao volante e da alta velocidade dos condutores das motocicletas.

Para Farid Afif, “a ideia, é que se faça a campanha a partir do mês de setembro, onde começa a Semana Nacional de Conscientização do Trânsito, e que se estenda num período determinado de três meses. Levar os agentes de trânsito às ruas para orientar os motoristas e motociclistas, antes de ser aplicado algum tipo de infração, (multas) conscientizar primeiro e depois sim, cumprir a lei. Focar a campanha nas faixas de segurança e semáforos para explicar aos motoristas os cuidados que eles devem ter ao dirigir seus veículos. Os trabalhos de conscientização devem ser realizados na área central e se estender aos bairros, com orientações, distribuição de folhetos explicativos e via internet nas redes sociais etc”.

Ele prosseguiu argumentando que “visto que, mais da metade das multas aplicadas são a falta do uso do cinto de segurança, responsável por 51,5% das sanções, seguida mais abaixo pelo uso indisciplinado do aparelho de telefone celular ao volante. E estes números são em sua grande maioria responsável pelo aumento do número de acidentes no trânsito, seja de pequeno, médio ou grande porte. A partir de agora, os agentes de trânsito e policiais militares não precisam mais parar os veículos para aplicar as multas pelo uso do telefone celular ao volante e pela falta do cinto de segurança. Diante do exposto e restando evidenciada a importância do tema da campanha, espero que esta indicação receba especial atenção, por que se cada um fizer a sua parte obedecendo às regras e respeitando os direitos do próximo, poderemos, juntos, criar um trânsito melhor para todos em nossa Ponta Porã. Desta forma, esperamos ser atendidos na solicitação ora apresentada”.

Veja também
plugins premium WordPress