A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou na terça feira (8/8), durante sessão ordinária da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), o Projeto de Lei que institui em Mato Grosso do Sul a ‘Semana de Conscientização e Incentivo a Mamanalgesia’.
Conforme a parlamentar, que propõe que a semana seja incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado, a mamanalgesia é o uso da alimentação, por meio do aleitamento materno, para diminuir dores e desconforto aos bebês durante procedimentos dolorosos, como aplicação de vacinas, medicamentos e coleta de sangue, assim como, para acalmar os lactentes.
“É importante que haja, em Mato Grosso do Sul, a promoção de campanhas educativas sobre a importância desse procedimento. É uma temática nova, mas muito relevante que as mulheres saibam o direito que elas têm de amamentar durante esses procedimentos”, disse a deputada.
Lia Nogueira lembrou que, desde 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno como forma de trazer mais conforto e diminuir a dor dos bebês durante a vacinação e que em 2021 o Ministério da Saúde endossou a prática, através de um estudo técnico.