Candinho Gabínio pede construção de parque e melhorias no centro de lazer do Kamel Saad

O vereador Candinho Gabínio solicitou à prefeitura de Ponta Porã, a construção de um parque infantil no Residencial Kamel Saad. O pedido foi formalizado por meio de uma indicação apresentada na sessão ordinária de 17 de agosto, na Câmara Municipal.

“Parque é sinônimo de lazer, convívio social, harmonia em família e qualidade de vida para todos. Ambientes como esse permite o convívio social que é muito importante para que as crianças desenvolvam diversas habilidades e consigam aprimorar sua inteligência emocional. Por meio do contato com outras crianças, elas aprendem a respeitar o espaço das pessoas, respeitar regras e direitos, dividir os brinquedos e o mesmo ambiente. Esse vínculo pode ajudar, inclusive, a manter a união entre os moradores para buscar por melhorias na região”, afirmou.

Candinho Gabínio também acrescentou que, “além disso, o grande movimento de veículos no bairro já não permite mais que as crianças estejam em segurança na rua de casa. De modo em que, a alternativa é a construção de um parquinho no bairro, onde os pais poderão levar seus filhos para brincar em segurança, num local específico sob seus olhares cuidadosos. E não é apenas a saúde das crianças que vai ser impactada positivamente pelo parquinho no bairro, como de toda a família, que sentirá esse reflexo positivo quando tiver a opção de lazer perto de suas casas. Desta forma, ciente da preocupação da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo com o bem-estar da população, este parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”, declarou, no documento encaminhado também ao secretário municipal de obras, André Manosso.

Kamel Saad

Candinho Gabínio também apresentou indicação solicitando a construção de banheiros sanitários externos e a instalação de bebedouros no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Alves, no bairro Kamel Saad.

Ele justificou o pedido explicando que, “após realizar visita in loco, este Vereador constatou que há banheiros apenas na parte interna do Centro de Esporte e Lazer, tendo assim a necessidade de construção de banheiros externos para que a população possa utilizar. O objetivo é proporcionar maior conforto, higiene e acessibilidade a todos os frequentadores que utilizam o espaço público para prática de atividades físicas, esporte e lazer e que se deparam com a dificuldade de não haver banheiro no local para atender as necessidades fisiológicas”, disse.

“Verificou-se ainda, que existe um movimento muito intenso de pessoas durante todo o dia e à noite, principalmente de pessoas que praticam atividades físicas, sendo desta forma importantíssima a necessidade de instalação de bebedouros, já que o consumo de água potável está diretamente ligado ao equilíbrio da vida e da saúde, além disso, sendo o fornecimento de água para o consumo gratuito, estimulará a hidratação de todos que utilizam o referido local. Desta maneira, se faz necessária a instalação de bebedouros para garantir o bem-estar da sociedade, visto que o nosso Município também tem dias muito quentes, o que requer uma maior atenção para o consumo de água”, acrescentou.

CRE João Kayatt

Candinho Gabínio ainda apresentou outra indicação em que solicitou ao prefeito Hélio Peluffo Filho com cópia ao secretário municipal de Saúde, Patrick Derzi, a aquisição de um aparelho de televisão para a sala de ultrassonografia no Centro Regional de Especialidades Dr. João Kayatt, neste município.

De acordo com o vereador, “o ultrassom obstétrico é um exame extremamente importante para acompanhar o desenvolvimento do bebê durante o período gestacional. É realizado a partir da emissão de ondas sonoras que permite a formação de imagens para analisar o embrião e feto. É uma importante ferramenta na hora de auxiliar o pré-natal por diagnosticar a morfologia, alterações genéticas, infecções congênitas, vitalidade, avaliação de placenta e líquido amniótico, miomas e muitos outros. Além disso, só quem é gestante sabe o misto de sentimentos a espera do ultrassom, e ter a oportunidade de poder por alguns minutos ver seu filho no ultrassom e seu desenvolvimento traz grandes emoções para a gestante, importantes para o elo entre mãe e filho”.

Neste sentido, Candinho Gabínio acrescentou que, “consequentemente, o aparelho de Televisão será uma ferramenta fundamental para ajudar os profissionais de saúde facilitando o acompanhamento seguro da gestação, e assim proporcionar as futuras mamães a emoção de ver seu bebê se desenvolvendo ainda no útero. Desta forma, ciente da preocupação da Secretária Municipal de Saúde com o bem-estar da população, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”, finalizou o vereador.

Hélio PeluffoPonta Porã