Câmara aprova homenagem a Rony Lino debate ‘Setembro Amarelo’

A sessão da Câmara Municipal de Ponta Porã realizada ontem (21), foi marcada pela discussão e votação de vários projetos de leis. Os vereadores também abriram espaço para que a população conhecesse os detalhes das ações da campanha ‘Setembro Amarelo’, voltada para a prevenção ao suicídio.

Entre os projetos de leis aprovados, está o que dispõe sobre a denominação de um prédio do município, de autoria do Poder Executivo. Trata-se do Centro Especializado de Reabilitação, Rony Lino Miranda, prédio que está sendo construído ao lado do Centro de especialidades Dr. João Kayatt.

A aprovação do projeto, por unanimidade, representa uma homenagem ao vereador Rony Lino, falecido este ano em decorrência das complicações da Covid-19.

O Legislativo votou ainda o projeto de autoria do vereador Candinho Gabínio, que institui a ‘Semana do Administrador e do Gestor’ em Ponta Porã. Outra votação resultou na aprovação do projeto de lei, de autoria do vereador Farid Afif que declara de utilidade pública municipal a Associação Atlética Tênis Futuro.

Os parlamentares ainda votaram projeto de lei que altera dispositivo da Lei 4.040 de 29 de agosto de 2014, de incentivo ao uso da bicicleta como meio de mobilidade urbana sustentável. O projeto é de autoria do vereador Farid.

A Câmara também votou o projeto de lei de autoria do vereador Waldecir Fernandes que institui o sistema cicloviário do município de Ponta Porã.

Em regime de urgência, foi aprovado o projeto de lei que autoriza a doação de uma área da cidade para a construção de uma faculdade de medicina.

Dentre os requerimentos aprovados, destaca-se o de autoria da vereadora Lourdes Monteiro, que convoca uma sessão solene em homenagem ao Dia dos Professores. Cada parlamentar deverá indicar um professor ou professora a ser homenageado pela Casa de Leis.

SETEMBRO AMARELO

No espaço Tribuna Livre, o psicólogo do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, Gabriel Goldoni Flores, falou sobre o mês de prevenção ao suicídio a convite da vereadora Lourdes.

A campanha mundial de prevenção ao suicídio foi criada pela Organização Mundial de Saúde em 2003 e o mês de setembro foi escolhido por causa de uma tragédia: a morte do jovem Mike Emme, nos Estados Unidos.

O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo. Porém, no dia 10 de setembro de 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos.

Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade e, em 96,8% dos casos, há relação com transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

“Muitas vezes o suicídio é praticado por pessoas sem nenhum sinal de depressão, sem nenhum problema de saúde aparente, ou algo parecido, que poderia ser pretexto para se tirar a própria vida. Por isso que muitos casos nos surpreendem. Esta campanha é importante porque nos alerta para a necessidade de ouvirmos mais as pessoas e, quando nos deparamos com alguém com algum problema procuremos encaminhá-lo ao atendimento especializado. Aqui em Ponta Porã temos o Caps e o atendimento gratuito no Centro de especialidades João Kayatt”, ressaltou o profissional.

Veja também
plugins premium WordPress