O vereador e presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, apresentou na sessão ordinária de 28 de maio, indicação solicitando a contratação de profissionais com especialização em neuropsicopedagogia para as escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino).
“O profissional especializado em neuropsicopedagogia agrega conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia e realiza um trabalho de prevenção, pois avalia e auxilia nos processos didático-metodológicos e na dinâmica institucional a fim de promover a reintegração pessoal, social e educacional a partir da identificação, do diagnóstico, da reabilitação e da prevenção de dificuldades e distúrbios da aprendizagem. A neuropsicopedagogia, através da efetiva parceria família – escola, oferece-nos uma condição fundamentada de análise das ações educacionais, um norte real ao avanço nos estudos de meios e formas para conhecer e reconhecer as formas e os meios de aprendizado dos nossos filhos e alunos. A clareza sobre o desenvolvimento e aprendizagem dos nossos filhos e alunos é a base do planejamento para as melhores formas de ensinar. Desta forma, amparado nestas explicações, esperamos o atendimento desta indicação o mais breve tempo possível”, justificou Agnaldo Miudinho.
O pedido foi encaminhado ao prefeito Eduardo Campos e à secretária municipal de Educação, Mirta Eloiza Landolfi.
Remédio importante
Agnaldo Miudinho também solicitou a disponibilidade do medicamento Lithium na Farmácia Municipal Central.
De acordo com o parlamentar, “a presente proposição tem por objetivo ampliar o acesso da população que necessita deste medicamento, por se tratar de um medicamento de alto custo a população carente, que não consegue ter acesso. O Carbonato de Lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos afetivos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno afetivo bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na profilaxia da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de hiperatividade psicomotora”.
A indicação foi encaminhada ao prefeito Eduardo Campos e à secretária municipal de Saúde, Marcela Peluffo.