O vereador e presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, solicitou à prefeitura a aquisição de um equipamento que vai assegurar muitos benefícios às pessoas atendidas nas unidades de saúde do município. O parlamentar propôs, por meio de indicação, que seja feita a aquisição de um aparelho retinógrafo para o SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo ele, “a indicação é baseada em solicitações de pacientes deste município, para que intermediasse, junto ao setor competente da Prefeitura, a aquisição do aparelho retinógrafo. Sendo uma fotografia colorida, tem como finalidade documentar a retina para comparação futura ou para mostrar ao paciente o que o médico viu durante o exame. Tem como objetivo também diagnosticar e acompanhar a evolução de doenças e complicações futuras como: retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, deslocamento de retina e glaucoma”, explicou o vereador.
Agnaldo Miudinho acrescentou ainda que “até o momento a Rede SUS deste município não dispõe deste equipamento. Os pacientes que necessitam de exames precisam ir para outro município como Campo Grande ou Dourados. Com a aquisição, os moradores não precisarão mais enviar pacientes que necessitam de exames de retinografia para outra cidade, o que resultará em economia de custos”.
A indicação foi encaminhada ao prefeito Eduardo Campos e à secretária municipal de Saúde, Marcela Peluffo.
Concha no Parque dos Ervais
Agnaldo Miudinho também apresentou indicação solicitando a construção de uma Concha Acústica no Parque dos Ervais.
“A razão para esta proposta se fundamenta na intenção de ampliar o panorama cultural de nossa cidade, oferecendo um local apropriado para shows e atividades artísticas ao ar livre. A Concha Acústica será um espaço destinado a refletir os sons produzidos pelos instrumentos musicais para os espectadores, tornando-se um ponto de referência para apresentações culturais e musicais. Esperamos pela compreensão e suporte do Prefeito do município para que esta sugestão se concretize, colaborando com o crescimento cultural e o bem-estar dos habitantes de Ponta Porã”, explicou o parlamentar, justificando o pedido.
Uma cópia da indicação apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, foi encaminhada ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso.