Três pessoas são autuadas por furto de energia pela Polícia Civil em Ponta Porã

Três pessoas são autuadas por furto de energia pela Polícia Civil em Ponta Porã

Na manhã desta terça-feira (8/10), a PC (Polícia Civil) de Ponta Porã, em trabalho conjunto com a Perícia Criminal e a Energisa, deflagrou a operação ‘Quilowatt’ que visa combater o furto de energia elétrica, o chamado ‘gato’.

Quatro pessoas foram levadas para a delegacia e três autuadas pelo crime de furto e ainda, estelionato.

A ação contou com três equipes policiais, uma equipe da perícia técnica e 15 equipes da concessionária, que realizaram mapeamento e vistorias em 36 imóveis na cidade.

A delegada da 1ª Delegacia de Polícia, Elisangela Ferreira Cristaldo, e Denise Simões, relações Institucionais da Energisa, ressaltaram que “gato de energia elétrica”, pode configurar os crimes de furto ou estelionato, previstos respectivamente nos artigos 155, §3º e 171 do Código Penal brasileiro.

Além disso, a prática pode causar acidentes fatais em face das ligações clandestinas, como incêndios e explosões, sendo esta a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.

As fraudes, mais conhecidas como “gato”, trazem sobrecarga da rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estima que fraudes no Brasil são gigantescas, representando mais do que 31,5 mil gigawatts, o que pode sustentar imóveis em grande parte de Mato Grosso do Sul.

Para denúncia de irregularidades a população deve ligar no 0800 722 7272.

A4Polícia CivilPonta Porã