A SENAD (Secretaria Nacional Antidrogas) prendeu um casal acusado de liderar o envio de cocaína para o Brasil a partir de Pedro Juan Caballero, utilizando o Mato Grosso do Sul como rota. A operação, denominada Ñemi, foi realizada em coordenação com a Operação “Pó de Serra” da Polícia Federal do Brasil.
Derlis Francisco Rivas Benitez e Liz Floria Alverico Alfonso a Loira, foram capturados em um hotel na localidade de La Paloma, no Departamento de Canindeyú. A investigação, que contou com a cooperação entre a Polícia Federal do Brasil e a SENAD do Paraguai, resultou em 11 apreensões de drogas em um período de um ano, totalizando cerca de 1 tonelada de cocaína para exportação.
A droga era transportada de Pedro Juan Caballero para a região de Katueté e entrava no Brasil pela rodovia que passa pelas cidades de Amambai, Tacuru e Sete Quedas, em Mato Grosso do Sul. A organização criminosa utilizava homens e mulheres, simulando casais, para transportar a droga e evitar controles policiais. Além disso, a operação resultou na apreensão de 44 veículos, 2 embarcações, 14 armas, 684 munições, dinheiro em reais, dólares e euros, além de joias.