Agentes Especiais da SENAD, da Diretoria de Inteligência, realizaram várias operações na no âmbito de uma investigação denominada caso “Azkaban”. A ação começou quando os agentes antidrogas interceptaram um comboio composto por três veículos que transportavam um carregamento de drogas, interceptação ocorrida em plena via pública na localidade de Yby Pytã.
A equipe, sob a direção do procurador Guillermo Sanabria, conseguiu interceptar dois automóveis Toyota e um caminhão Hyundai, que viajavam em caravana com destino à fronteira com o Brasil. Cinco pessoas identificadas como Patricio Ariel Benítez Quintana, Líder David Gómez Benítez, Aldo Rubén Contreras Navarro, Elio Antonio Sosa González e Lucía Ortega Fernández foram presas.
Em seguida, foram realizadas buscas nas residências deles, em coordenação com o promotor Néstor Nárvaez, mas não foram constatadas anormalidades. Porém, o representante do Ministério Público determinou a transferência dos veículos e dos detidos para a Base de Operações da SENAD em Assunção, para contagem e peso da carga apreendida, 3.322 quilos de maconha em 302 pacotes.