SENAD e Polícia Federal iniciam operações contra o narcotráfico na fronteira 

Um importante contingente de Agentes Especiais da SENAD (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, com o apoio de pessoal da Força Tarefa Conjunta e e homens e helicópteros da Polícia Federal do Brasil, foi instalado em Pedro Juan Caballero a base  da Operação Nova Aliança 22, que visa atacar centros de produção e armazenamento de maconha e afetam significativamente os negócios ilícitos na região.

Com a chegada dos helicópteros modelo Augusta e Skylo da Polícia Federal brasileira, que colabora com a SENAD no âmbito de um acordo de cooperação e responsabilidade compartilhada entre os dois países na região, plantações de maconha foram atacadas inicialmente em áreas de reservas naturais na região de Chiriguelo.

No primeiro dia da operação, 2 campos de narcóticos e 2.200 quilos de maconha recentemente colhida foram localizados e destruídos. Da mesma forma, os agentes eliminaram 19 hectares plantados com maconha que deveriam produzir um total de 57 toneladas do entorpecente.

Dessa forma, no primeiro dos 10 dias de operação, mais de 59 toneladas de maconha foram retiradas de circulação, representando um prejuízo para as estruturas do narcotráfico de aproximadamente 2 milhões de dólares, valor que pode ser 10 vezes maior que tendo entrado em território brasileiro o preço da droga aumenta assim que chega no “mercado consumidor”. As incursões são acompanhadas pelo procurador Pablo Zorrilla.

de acordo com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. a 22 ª etapa da Operação Nova Aliança, é o reflexo do apoio mútuo permanente entre as autoridades paraguaias  e a Polícia Federal do Brasil no combate ao crime organizado na região de fronteira entre os dois países.

Veja também
plugins premium WordPress