Na luta contra os centros de produção de drogas, a Delegacia Regional da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), em Pedro Juan Caballero, desencadeou operação na área de Cerro Cora’i, onde detectou a preparação de grande áreas de maconha para novos cultivos e uma rede de centros de produção de drogas dotados de considerável logística. A área contava inclusive com geradores de eletricidade e outros equipamentos disponibilizando maior capacidade a quatro acampamentos narco.
Cerca de 150 sacos de maconha que estavam sendo preparados para serem levados aos pontos de embarque chegavam a cerca de 3 mil quilos. Apesar de rede elétrica na área, o complexo onde foram agrupados grandes volumes da droga, foi preparado com três geradores para evitar a interrupção do trabalho em caso da falta de energia.
Entre as ferramentas estavam telas, fumigadores e semeadoras. Por sua vez, foram destruídos cerca de cinco hectares com plantação de maconha, o que equivaleria a cerca de 15 mil quilos da droga, que juntamente com o que já estava ensacado, atingiram um total de 18 toneladas. A operação foi acompanhado pelo promotor Celso Morais.