A secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD) também está participando da Operação Além-Mar desencadeada na manhã desta terça-feira (18) pela Polícia Federal do Brasil. Em uma propriedade rural no distrito de Cerro Cora’y nas proximidades de Pedro Juan Caballero foram apreendidos 310 quilos de cocaína.
Segundo o governo paraguaio o entorpecente pertencia a quadrilha de Sérgio de Arruda Quintiliano Netto, o Minotauro, apontado como um grande traficante com ligações com uma facção criminosa paulista. Ele foi preso no passado em Santa Catarina e cumpre pena em um presídio federal.
Durante três anos de troca de informações entre a SENAD e a Polícia Federal brasileira diversos carregamentos de droga pertencentes a Minotauro teriam sido apreendidos. A droga vinha do Peru, Colômbia e Bolívia e depois de passar pelo Paraguai eram despachados para o Porto de Recife e de lá mandados de navios para a Europa.
Na operação desta terça-feira a SENAD apreendeu também um carregamento de maconha que está sendo pesado. No Mato Grosso do Sul a Operação Além-Mar cumpre mandados em Ponta Porã e Corumbá. Ao todo estão sendo cumpridos 139 mandados de busca e apreensão e 50 mandados de prisão (20 prisões preventivas e 30 prisões temporárias), expedidos pela 4ª Vara Federal – Seção Judiciária de Pernambuco. Os mandados são dirigidos a endereços e pessoas localizados em 13 estados (AL, BA, CE, DF, GO, MS, PA, PB, PE, PR, RN, SC, SP).