Equipe especial do Departamento Regional 1 da Senad, em coordenação com o promotor Celso Morales, estouraram um centro logístico utilizado por uma estrutura internacional de tráfico de drogas. A “base” do crime contava com um hangar localizado na zona rural da fazenda Ypané, em Ybypyte, Capitán Bado.
Na operação, 12 homens foram presos e apreendido um avião Cessna, sem a identificaçao, número ou matrícula, que estava dentro do hangar. No local havia uma pista clandestina com extensão de 1.200 metros, além de diversas peças de reposição para aviões de pequeno porte, tambores com combustível de aviação, ferramentas para aeromecânica, bomba de abastecimento de combustível, duas espingardas, uma pistola, um revólver, diversos cartuchos, um caminhão Ford F-4000, com placa brasileira, dois tratores e uma matrícula de aeronave, entre outros objetos.
Em patrulhamento na área, as equipes localizaram planntação com 12 hectares de maconha, três acampamentos, sementes de cannabis e maconha prensada. Os policiais ainda encontraram um compartimento de madeira aparentemente recentemente construída, que se destinava a ser utilizada para ocultação de drogas, armas e dinheiro. A operação está em andamento.