Senad apreende 9 toneladas de maconha que seriam enviadas para o Brasil

Três homens, de 26, 34 e 36 anos foram presos por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) com nove toneladas de maconha que seriam enviadas para o Brasil. As prisões aconteceram dentro de uma ação coordenada entre a Diretoria de Inteligência e os escritórios regionais da Secretaria Nacional Antidrogas de Salto del Guairá e Caaguazú, com objetivo de interromper a produção e o tráfico de drogas voltadas para o mercado brasileiro.

O primeiro procedimento aconteceu na área da Colônia Yuruti, Departamento de Caaguazú, onde os agentes interceptaram um caminhão que transportava aproximadamente 3,5 toneladas de maconha prensada. No veículo estava a dupla de 26 e 36 anos que tentaram fugir, mas durante a perseguição perderam o controle da direção e capotaram.

Segundo a polícia, eles já possuem antecedentes por crimes ambientais e roubo.

Já outro grupo operacional deslocou-se para o povoado de Pira Verá, distrito de Vaquería, no Departamento de Caaguazú, onde procedeu à busca em uma residência ligada à estrutura criminosa. No local, foram apreendidos 5.133 quilos de maconha prensada, e o homem de 34 anos acabou preso.

Segundo informações apuradas pela Senad, o destino final das cargas apreendidas seria o Brasil, onde facções criminosas ficariam encarregadas da comercialização final. O valor da carga no país vizinho está estimado em US$ 1,5 milhões de dólares.

As intervenções foram coordenadas pelo procurador Fermín Segovia, da Unidade Especializada de Combate ao Narcotráfico de Caaguazú. Durante o desenvolvimento das ações, houve apoio de membros da Polícia Nacional e da Terceira Divisão de Cavalaria de Curuguaty para reforçar a segurança.

A3Tráfico de drogas