Marcelo Pecci, promotor, e o comissário José Delgado, ambos da Polícia Nacional do Paraguai, confirmaram que Diego Vasquez Martinez, de 21 anos, também conhecido como ‘Burro’, é o autor direto da chacina que vitimou quatro pessoas na saída de uma festa em Pedro Juan Caballero, entre elas a jovem Haylee Carolina Acevedo, filha do governador do departamento de Amambay, Ronald Acevedo.
O crime aconteceu em outubro de 2020, e Diego foi preso pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) na última sexta-feira (18), em Pedro Juan.
Segundo Marcelo, Diego existem linhas de investigações que visam prender o suposto autor moral dos assassinatos, porém, a prisão acontecerá “no devido tempo e da maneira correta”, porque eles ainda exigem base legal para isso.
O promotor detalhou também que Diego foi uma das pessoas que atirou nos veículos das vítimas e que as armas usadas foram de alto calibre.
O governador de Amambay já havia indicado que Diego foi quem matou Osmar Vicente Álvarez Grance, o ‘Bebeto’, que inclusive, seria o alvo dos pistoleiros.
Outros detidos
Marcelo também informou que as autoridades já têm “60 ou 70% dos participantes suspeitos de serem os responsáveis diretos” pela chacina, e lembrou que Julio César Centurión Cantalupi, também apontado como autor, está preso e processado pelo caso. Outro suspeito seria um homem chamado Derlis López.
Outras seis pessoas foram presas como suspeitas do quádruplo homicídio: Hywulysson Foresto, Juares Alvers Da Silva, Luis Fernando Armani e Silva Simões, Gabriel Veiga De Sousa, Farley José Cisto da Silva Leite Carrijo e Douglas Ribeiro Gomes, todos brasileiros.
Sobre estes últimos, Ronald Acevedo, disse que são todos ‘inocentes’ e que “não têm nada a ver com isso”.
Além de Haylee Acevedo e Bebeto, Kaline Reinoso de Oliveira, de 22 anos, e Rhannye Jamilly Borges de Oliveira, de 19, foram vítimas do quádruplo homicídio. Foram mais de 100 disparos de arma de fogo.