Homens armados sequestraram no começo da noite de ontem (27), os irmãos Hugo Milciades Barbosa Esquivel de 34 anos e Júlio César Barbosa Esquivel de 39 anos. Eles foram levados do bairro Bernardino Caballero em Yby Yaú a cerca de 100 quilômetros de Pedro Juan Caballero. De acordo com a Polícia Nacional do Paraguai, a esposa de Hugo recebeu o pedido de resgate de cerca de R$ 86 mil, mas disse não ter condições de pagar.
Os homens foram armados até uma mercearia de Hugo e ameaçaram a esposa e funcionários e depois de revirar o local foram embora. Logo depois um primo do sequestrados se armou e foi em busca dos parentes nas matas da região. Ele teria trocado tiros com os sequestradores e está desaparecido. Júlio Barbosa foi foi encontrado ferido por disparos de arma de fogo e socorrido para um hospital da região.
Na manhã desta terça-feira o corpo de Hugo foi encontrado por homens da Polícia Nacional do Paraguai. Os envolvidos seriam primos do prefeito de Yby Yaú, , Vidal Argüello que disse que toda a família está preocupada e assustada com o acontecido.
O comissário chefe do Departamento Antisequestro do Departamento de Concepcion, Pedro Miltos, disse que a família não tem posse e que são trabalhadores comuns e por isso o caso pode ter uma outra motivação além do sequestro, uma cobrança de divida, por exemplo ou motivos particulares.
Homens da Força Tarefa Conjunta (FTC) estão na região e a participação de grupos guerrilheiros está praticamente descartada. “Eles não possuem nada de posse e não se enquadram no perfil dos alvos dos guerrilheiros do Exército do Povo Paraguaio (EPP) ou outros grupos que agem na região”, disse ele.