Os suboficiais da Polícia Nacional do Paraguai, José Baez, Izaias René Valenzuela e Augusto Adrian Ruiz Sanabria, vítimas de um atentado na noite de segunda-feira (21), no posto policial da Colônica Ypytã, no município de Cerro Corá, foram tranferidos nesta terça-feira (22), para o Hospital da Polícia Nacional, em Assunção.
Sanabria foi o único a receber alta, porém, passará por perícia na unidade hospitalar localizada na capital do Paraguai.
De acordo com informações, os agentes estavam em fase final de plantão fazendo limpeza e os relatórios para serem substituídos por outra equipe quando atiradores com armas longas passaram a efetuar disparos que partiam de um morro nas proximidades.
Outros policiais não foram atingidos e socorreram os colegas em uma viatura buscando ajuda em fazenda das proximidades onde receberam os primeiros socorros e foram resgatados. Os suboficiais acreditam que vários homens atuaram no ataque que atingiu inclusive as viaturas, dificultando que chegassem até a propriedade rural onde ficaram em segurança até a chegada do socorro.
A região onde aconteceu o atentado fica ente Cerro Corá e Capitan Bado, uma zona dominada pelo autodenominado Exército do Povo Paraguaio (EPP), cujo líder Osvaldo Villalba morreu do dia 23 do mês passado em confronto com forças especiais do governo paraguaio.
Homens da Força Tarefa Conjunta, do Comando de Operações de Defesa Interna e outros grupos fazem buscas nas proximidades da Colônia Ypytã para tentar localizar os agressores dos policiais feridos, que podem ser membros do EPP ou narcotraficantes que cultivam grandes áreas de maconha na região.