Foi deflagrada na quarta-feira (21), pela PF (Polícia Federal), organização criminosa voltada para o tráfico de drogas que atuava na região de Ponta Porã, fronteira seca com o Paraguai. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, expedidos pela 2ª Vara Criminal do referido município.
Conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa da Polícia Federal, as investigações tiveram início a partir da prisão de um caminhoneiro, em 21 de agosto de 2022, com 187 quilos de cocaína escondidos num compartimento oculto na tampa traseira do veículo.
Durante os trabalhos investigativos conduzidos pelos agentes federais em Naviraí, foi identificado que um indivíduo residente em Ponta Porã agia como ‘gerente operacional’ da organização criminosa, recrutando motoristas para a realização dos fretes ilícitos e respectiva logística.
Além disso, os criminosos usavam empresa de fachada para o registro dos conjuntos veiculares utilizados no transporte da cocaína.
O avanço das investigações resultou na apreensão de mais duas cargas de drogas, totalizando, 508 quilos de cocaína.
Operação ‘Armador’
A operação foi denominada ‘Armador’, porque este é o profissional da marinha mercante que executa todos os procedimentos necessários para o transporte de cargas entre os portos.
A atuação do ‘gerente operacional’ do esquema, preso ontem, assemelhava-se a de um armador, uma vez que detinha o controle da frota de caminhões utilizada nos transportes de cocaína.