Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra contrabandista em Ponta Porã

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS), por meio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), cumpriu nesta segunda-feira (26) um mandado de prisão preventiva em Ponta Porã, expedido pela 5ª Vara Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), contra V.C.F, de 40 anos, pelo crime de contrabando.

De acordo com as investigações, V.C.F já possuía histórico de reincidência em delitos semelhantes, sempre motivados por interesses financeiros. Ele havia sido preso em flagrante em 5 de setembro deste ano, quando foi interceptado por policiais militares transportando grande quantidade de cigarros contrabandeados na região de fronteira entre Brasil e Paraguai. Na ocasião, obteve liberdade provisória.

No entanto, menos de um mês depois, em 2 de outubro, foi novamente flagrado, desta vez por agentes da Polícia Rodoviária Federal, transportando agrotóxicos de forma irregular. O novo flagrante levou à revogação de sua liberdade condicional, com a determinação da prisão preventiva devido à insuficiência de medidas cautelares alternativas e à necessidade de garantir a ordem pública.

A prisão de V.C.F faz parte da Operação RENORCRIM, uma ação nacional de combate a organizações criminosas, coordenada pelo Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A operação é articulada pela Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado (CGOI) e pela Diretoria de Operações Integradas e Inteligência (DIOPI), no âmbito da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (RENORCRIM). No Mato Grosso do Sul, o DRACCO atua como ponto focal da iniciativa.

A operação reforça o compromisso das autoridades na repressão ao crime organizado e ao contrabando na região de fronteira, uma área estratégica para as atividades ilícitas.

A3