Agentes Especiais da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD), descobriram nesta sexta-feira (12) uma pista clandestina que segundo investigações servia para o tráfico de cocaína vinda da Bolívia, do Peru e da Colômbia. O local contava com hangar e até balizamento noturno abastecido com painéis solares e que era montado sempre que uma aeronave precisava fazer um pouso noturno.
A pista foi descoberta na zona rural da cidade de Lagerenza’i, no distrito de Bahía Negra, Departamento de Alto Paraguai, na fronteira com o Mato Grosso do Sul. Foram apreendidos
bombas elétricas para abastecer aviões, refletores, painéis solares para iluminação da pista, 2 espingardas, tambores com querosene de aviação e vários documentos.
Um paraguaio que tomava conta do local e didentificado como Juan Gregório Cabañas foi preso e levado para a sede da SENAD no Chaco.
O promotor Andrés Arriola que coordenou a operação ordenou a destruição da pista e disse que o local era um ponto estratégico para o narcotráfico, já que aeronaves da Bolívia, Peru ou Colômbia chegaram ao local para reabastecer e seguir para outros pontos principalmente em território brasileiro.