Homens da Polícia Nacional, do Sistema Penitenciário e do Ministério Público do Paraguai estão realizando na manhã desta terça-feira (2), uma operação pente-fino na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero de onde no dia 19 de janeiro de 2020, houve uma fuga em massa de presidiários. No total, 76 internos, a maioria membros de uma organização criminosa brasileira fugiram.
De acordo com a ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Pérez, havia a denuncia de um plano de fuga estava em andamento e muitos dos internos estavam armados. A fuga estaria sendo orquestrada por presos brasileiros faccionados. “Recebemos a informação de que um plano estava em andamento e que deveria ser executado hoje. Não temos informações de como seria feito, então é feita uma verificação geral, mas não há relato de túnel ou algo semelhante. pode ser um plano de fuga com cumplicidade ou tomada de reféns “, acrescentou ela.
Os presídios do paraguai estão em alerta máximo depois de um motim que aconteceu na Penitenciária de Tacumbu em Assunção onde houve muita destruíção e sete presos foram assassinados, sendo que quatro deles foram decaptados.
De acordo com informações, recentemente a esposa do chefe de segurança da Penitenciária Regional Pedro Juan Caballero foi ameaçada na casa dela. Homens armados a bordo de uma motocicleta atiraram contra a residência onde estava a mulher.
As primeiras informações dão conta que foram localizadas, armas artezanais, bebidas, droga e celulares na celas da penitenciária.
Ainda na manhã desta terça-feira as autoridades paraguaias devem fazer um balanço da operação.