Operação mira quadrilha que traficava cocaína em MS e 7 Estados

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (5), a operação Downfall que mira uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas que usava mergulhadores para esconder cocaína em navios com destinos à Europa.

Em Mato Grosso do Sul foram cumpridos seis mandados de prisão, sendo dois em Campo Grande e quatro aqui em Dourados.  Ao todo, 26 mandados de prisão preventiva foram cumpridos e realizadas três prisões em flagrante, sendo que uma das prisões foi por mandado em aberto – 28 integrantes da organização criminosa até agora.

Os mandados também são cumpridos no Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Espírito Santo e Goiás.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal até o momento, os agentes apreenderam 12 veículos, armas, drogas e joias. Três pessoas seguem foragidas.

Durante a ação nesta quinta, foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados, que totalizam um valor estimado de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Modus operandi

As investigações da Polícia Federal revelaram que a organização tinha uma complexa estrutura logística para operacionalizar as ações de narcotráfico interestadual e internacional.

Esse ‘trabalho’ abrange desde a produção da droga no exterior, seu posterior ingresso e transporte dentro do território nacional, distribuição interna, preparação e o envio dos carregamentos de cocaína para o exterior utilizando principalmente o modal marítimo. 

Grande parte da droga movimentada pelo grupo tinha como destino os portos da Europa e, para isto, atuavam predominantemente na região do Porto de Paranaguá (PR), local de onde exportavam grandes quantidades de cocaína através da contaminação de contêineres (método RIP ON RIP OFF), ocultação em cargas lícitas (RIP ON na carga), em refrigeradores de contêineres (RIP ON NO REEFER), uso de mergulhadores para inserir a droga em compartimento submerso dos navios, entre outros métodos.

A operação também identificou diversas apreensões de carregamentos de cocaína vinculados à atuação desta organização criminosa e, através de um trabalho conjunto entre a Polícia Federal e a Polícia Civil do Paraná, foram realizadas prisões em flagrante e apreensões de droga, totalizando aproximadamente 5,2 toneladas de cocaína. 

Ponta Porã News*

A1Campo GrandeDouradosPolícia CivilPolícia FederalPonta Porã