Operação conjunta destrói 321 toneladas de maconha em Amambay

Ao longo de vários dias, a Operação Ômega, entre a SENAD, a FTC (Força Tarefa Conjunta) e o Ministério Público, destruíram várias plantações de maconha nas regiões de Yby Pytá e Mbokaja’i. A ação provocou ao narcotráfico prejuízo econômico superior a 9 milhões de dólares e mais de 300 toneladas de drogas retiradas de circulação.

Para entrar nas áreas de mata com solos destinados ao plantio, foram necessário cinco dias, nos quais as equipes localizaram acampamentos onde aconteciam processamento de maconha, sendo 19 incinerados.

96 hectares de plantio em franca produção constituídos por diferentes parcelas cujas dimensões variavam de acordo com o local foram destruidos. A área eliminada equivale a pelo menos 288 toneladas, que somadas ao total de droga pronta e apreendida, chega a cerca de 321 toneladas.

Após os resultados obtidos, a SENAD e a FTC pretendem dar continuidade à implementação de processos que permitam um controle mais eficaz e, assim, reduzam o nível de semeadura e replantio. Nesta última ação conjunta, as forças conseguiram prejuízos financeiros de pelo menos 9,6 milhões de dólares para quem tenta controlar o narcotráfico na fronteira.