Dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) mostram uma diminuição nos crimes contra o patrimônio em Ponta Porã e região. Na cidade que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, as ocorrências de furto diminuíram 44%, seguido dos casos de roubos em comércios que registraram queda de 20%, e os [roubos] de veículos 11,9%.
O levantamento da Secretaria considera os números de janeiro a julho de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado, e abrange também os municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.
A esta redução, o delegado regional da Polícia Civil de Ponta Porã, Clemir Vieira Júnior, atribui à ampliação dos trabalhos feitos em toda a região de fronteira com o Paraguai.
“A intensificação das investigações referentes aos crimes contra o patrimônio, desde o levantamento no local do crime, com utilização dos recursos de criminalística, integração com troca de informações com as autoridades paraguaias, logrando-se êxito na identificação dos autores diretos dos roubos e furtos, além dos receptadores”, disse o delegado.
Dados dos outros municípios
Ainda de acordo com o relatório da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, Amambai também apresentou redução nos crimes. Os furtos em residência reduziram 48,4%. Antônio João apresentou uma redução de 32,7% nas ocorrências de furto em geral. Já em Aral Moreira os furtos tiveram queda de 33,3%. Coronel Sapucaia registrou redução de 57,1% em ocorrências de roubos de veículos.
O comandante do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), tenente-coronel Edson Guardiano, reforça o compromisso da Polícia Militar em atuar preventivamente através das ações de patrulhamento ostensivo e operações policiais diárias, além de trabalho de inteligência com as forças de segurança, que se somam ao trabalho da Polícia Nacional do Paraguai.
“O 4º Batalhão da Polícia Militar vem reforçando a atuação preventiva no combate aos crimes contra o patrimônio em sua área de atuação, o que vem reduzindo significativamente os índices de roubos, através da prisão de criminosos que atuam na região, e ainda recuperando bens e veículos, tendo atuação reforçada e com a integração com a Polícia Nacional do Paraguai e demais órgãos de segurança, o que tem contribuído nesse trabalho de trazer segurança aos fronteiriços e visitantes em ambos os lados da fronteira”, ressaltou o tenente-coronel.