Indígena surta, ataca socorristas e policiais é baleado e morre

O indígena Rodrigo Gonçalves, 29 anos, morreu no Hospital da Vida onde estava internado após ser baleado por uma equipe da PM. O baleamento aconteceu quando a PM acompanhava o SAMU para atendimento a Rodrigo, que estava em surto na aldeia.

Com problema psiquiátrico, Rodrigo surtou no começo da tarde sendo acionado o SAMU, quando os socorristas diante da situação de risco acionaram a Polícia Militar para acompanhar o atendimento. Quando as equipes chegaram na aldeia encontraram Rodrigo bastante alterado, quando se armou com um martelo passando a atingir o carro da polícia.

Em seguida, ele se apoderou de um machado e investiu contra os socorristas e os policias, quando acabou baleado. Socorrido, ele foi levado para o Hospital da Vida onde foi internado, mas acabou morrendo.

Veja a nota da Polícia Militar sobre o ocorrido

Nota à Imprensa

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul informa que nesta tarde, dia 23 de setembro, por volta das 13h30min, uma equipe foi acionada via 190, para dar apoio a uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que atendia um paciente que estaria em “Surto Psicótico” na Aldeia Jaguapiru Dourados/MS. Os familiares de um indivíduo de 29 anos solicitaram que o levassem para atendimento médico.

Durante o atendimento, os policiais e agentes de saúde foram recebidos de forma hostil, sendo necessário solicitação de apoio a outras equipes policiais.
Ainda assim, o indivíduo atacou as equipes policiais e socorristas, havendo, inclusive, uma investida mais forte quando ele se apoderou de um machado.
Então, foi necessário a intervenção policial para preservação das vidas dos agentes, familiares e dele próprio. Dessa forma, foram utilizados os meios necessários para fazer cessar a agressão, com o indivíduo sendo imobilizado e conduzido imediatamente ao Hospital da Vida, onde recebeu atendimentos médicos de urgência.

As providências para preservação do local e primeiras providências de Polícia Judiciária foram tomadas, com acionanento dos órgãos competentes.
Ainda pela tarde, recebemos a informação pelo de que o referido o paciente veio a óbito.
A PMMS adotou as medidas internas para apuração dos fatos, e destaca que sempre atua em prol da paz social e da ordem pública, em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

A1