Mais um idoso, de 65 anos, foi vítima do golpe do falso advogado e perdeu R$ 4 mil após fazer transferência via PIX, em Dourados. Este caso aconteceu nessa segunda-feira (26/8), quando o homem, que está num processo trabalhista, recebeu uma mensagem do criminoso que se passou por seu advogado, informando que o processo havia sido ganho.
O golpista alegou que, para liberar o valor da causa, era necessário pagar os custos processuais. Acreditando que a mensagem fosse legítima, o idoso fez uma transferência no valor de R$ 3.989,50 para o suposto advogado.
Após a transação, o idoso entrou em contato com o verdadeiro advogado, que informou que não havia solicitado nenhum depósito e que o processo ainda estava em andamento.
Percebendo que havia caído em um golpe, a vítima procurou a Delegacia de PC (Polícia Civil) para registrar boletim de ocorrência por estelionato. Agora, o caso está sendo investigado pelas autoridades.
No sábado (24/8), um idoso, de 66 anos, procurou a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) após fazer um PIX para falso advogado e também perder a mesma quantia.
Segundo o relato do homem na denúncia, ele recebeu uma mensagem pelo WhatsApp de uma pessoa se passando por seu advogado. O golpista afirmou que o processo referente ao benefício do INSS havia sido aprovado, mas que para a liberação seria necessário pagar algumas taxas de cartório.
Acreditando na veracidade da mensagem, a vítima efetuou o pagamento de R$ 3.989,50 via PIX, conforme solicitado pelo estelionatário. Logo após realizar a transação, o homem entrou em contato com o escritório de seu advogado e foi informado de que nunca houve tal solicitação, percebendo então que havia sido vítima de um golpe.
Diante do ocorrido, o homem registrou um boletim de ocorrência, e a polícia agora investiga o caso.
Como evitar golpes do falso PIX
Algumas dicas podem evitar que os idosos continuem sendo vítimas deste tipo de golpe, a primeira delas é conhecer os tipos mais comuns de crimes contra este público, criar uma rede de apoio, por exemplo, pessoas de confiança disponíveis para auxiliá-lo em casos de dúvidas e orientá-los.
Apresentar boas-práticas de uso da internet também é outra alternativa, estar atento aos sinais, e orientar a desconfiar de mensagens de texto e WhatsApp que contém links, quando receber ligação de alguém pedindo alguma transferência bancária, ligar para a pessoa e checar o pedido.