Homem é preso em operação contra organização do tráfico na fronteira

Nesta quarta-feira (27/11), policiais civis da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) e a 2ºDP (Delegacia de Polícia) de Dourados, com apoio da PC (Polícia Civil) de Ponta Porã, cumpriram seis mandados de busca e apreensão nas duas cidades e também em Antônio João.

A ação é um desdobramento de investigações que apuram a atuação de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na fronteira com o Paraguai. Na ocasião, um homem foi preso em Dourados, ao ser flagrado com um revólver calibre 38 e nove munições.

Dinheiro, aparelhos celulares e outros objetos foram apreendidos e ainda serão analisados pelos investigadores.

A apuração teve origem no mês de abril deste ano, quando policiais da 2ª Delegacia de Dourados realizaram a prisão em flagrante de um indivíduo que mantinha maconha em depósito em uma residência no Bairro Esplanada. A partir dessas informações, foi verificado que ele era responsável por um entreposto de drogas utilizado por uma organização criminosa na cidade.

Conforme foi apurado, o entorpecente era oriundo de Ponta Porã e Antônio João, chegando até a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, para posterior envio a outras unidades da federação.

Posteriormente, durante o mês de maio, um veículo utilizado pelo grupo para o transporte de entorpecentes foi localizado capotado na MS-164, sentido Antônio João, carregado com 65 quilos de maconha. Constatou-se, também, que o automóvel era produto de furto e havia sido adulterado.

Já no mês de julho, um dos membros da organização investigada, que estava foragido, foi preso por uma equipe do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) na cidade de Dourados, quando transportava aproximadamente 530 quilos de maconha que buscou em no município que faz fronteira com Pedro Juan Caballero.

A ação de hoje foi resultado de informações coletadas no decorrer dos meses e deflagrada para a obtenção de mais elementos que possam fornecer às equipes policiais um panorama ainda mais completo dos envolvidos e do alcance que esse grupo criminoso pode ter alcançado ao longo de sua atuação.

A1