A PF (Polícia Federal) apreendeu no último sábado (18), no município paulista de Buri, um helicóptero que partiu do Paraguai e transportava 300 quilos de cocaína.
O entorpecente estava distribuído em tabletes que ocupavam os assentos dos passageiros do helicóptero e seriam transportados para Sorocaba, também no estado de São Paulo.
A Polícia Federal, que contou com o apoio da Aviação da Polícia Militar do referido estado, não informou se realizou prisões na operação e se o piloto do helicóptero foi preso.
O helicóptero foi transferido para a Delegacia da Polícia Federal em Sorocaba, onde seguirão com as investigações do caso.
Relatório
De acordo com o Relatório Mundial da Cocaína 2023, divulgado na última quinta-feira (16), pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), além de ser o segundo maior consumidor de cocaína das Américas, atrás dos Estados Unidos, o Brasil continua sendo importante ponte no combate às drogas rotas entre a América do Sul e outros continentes.
As rotas que passam pelo gigante sul-americano, antes destinadas principalmente à Europa, parecem estar cada vez mais direcionadas aos países africanos de língua portuguesa como Moçambique, Angola e Cabo Verde, segundo o relatório.