O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), deflagrou na manhã desta quarta-feira (18/12), a operação ‘Pretense’, cumprindo mandados de busca e apreensão na cidade de Coronel Sapucaia.
A investigação aponta a existência de indícios da prática de crimes de fraude a processos licitatórios e contratos deles decorrentes, envolvendo núcleo de empresas pertencentes a grupo familiar de Coronel Sapucaia, uma delas inclusive sem possuir sede, patrimônio ou funcionários, contratada para consecução de obra milionária do hospital municipal.
Agentes do Gaeco e da PM (Polícia Militar) foram vistos na prefeitura, em prédios públicos e na sede da empreiteira investigada no esquema. A prefeitura de Coronel Sapucaia ainda não falou sobre o caso.
Entenda o nome
Operação ‘Pretense’, que em inglês significa “falsa aparência”, remete às obras realizadas pelas empresas com serviço de qualidade ruim e emprego de materiais reaproveitados, em verdadeira situação mascarada para desvio de recursos públicos.