Um avião bimotor transportando 165 quilos de Skank, também conhecida como supermaconha, foi interceptado por caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) no Amazonas na tarde deste sábado durante operação com a Polícia Federal.
A ação ocorreu na região central do Amazonas, município de Presidente Figueiredo, sendo ainda utilizado um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB na abordagem à aeronave. Com a interceptação, o avião Sêneca com matrícula PT-EUN, fez o pouso forçado em um canavial e os ocupantes fugiram abandonando a aeronave e a carga.
De acordo com policiais envolvidos da operação, o avião levantou suspeitas ao sobrevoar a região, que é conhecida por ser rota sem plano de voo para o tráfico de drogas. Agentes federais no helicóptero da FAB encontraram a droga distribuídas em malas. As ações deste sábado fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, em ação conjunta entre a FAB e órgãos de Segurança Pública.
O avião
O Sêneca PT-EUN, fabricada em 1979, tem o proprietário – J.K.F.O. – como operador. A aeronave está com documentação vencida desde 1º de fevereiro de 2019, estando impedida de voar. A Polícia segue em investigação para identificar o piloto e demais ocupantes assim como localizar o proprietário.