Dupla suspeita de participar de roubo de aviões é presa

Liziane Berrocal

Duas pessoas foram presas na noite de hoje (6) apontadas como suspeitas de estarem envolvidas no roubo a 3 aeronaves no Aeroclube de Aquidauana (MS) nesta segunda-feira (05). Roger Breno Wirmond dos Santos, 22 anos, conhecido como “Zoio”, e Cristhofer Cristaldo Rocha, 20, ambos moradores de Anastácio, foram detidos após operação conjunta da Força Tática do 7º Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana com o Batalhão de Choque,
Segundo as informações policiais, logo após o crime – que causou impacto pelo ineditismo, as diligências das equipes do Choque (que estava em operação na BR-262, devido a Operação Hórus) e da Força Tática identificaram os suspeitos de estarem envolvidos no crime e seriam moradores da cidade vizinha, Anastácio.


Segundo a delegada Ana Claudia Medina, da DRACCO, com a descoberta do local usado pela organização criminosa responsável pelo roubo a polícia civil passou a identificar suspeitos, moradores da cidade que tiveram de alguma forma envolvimento com o crime.


“A Polícia Militar encontrou dois desses indivíduos e conduziram até a 1ª Delegacia de Aquidauana , onde estao sendo concentradas as diligências conjuntas com o DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado). Na presença das autoridades policiais do DRACCO e SIG-Aquidauana, os conduzidos confessaram que participaram do planejamento, monitorando o local.
As investigações desenvolvidas pela Polícia Civil continuam. O autor intelectual e quatro integrantes do crime dessa madrugada já estão identificadas e as diligências continuam com DRACco e DRP de Aquidauana”, confirmou.

Monitoramento
Segundo o JNE, equipes da Polícia Militar ainda na madrugada os policiais identificaram a residência considerada como base da quadrilha. Um dos cabeças, identificado como Lázaro, já não estava mais no local.
Após levantamentos os PMs apontaram que Zóio seria um dos envolvidos no roubo, ao ser indagado, a princípio ele negou participação no roubo, mas acabou confessando que participou dos levantamentos sobre a rotina do local, fazendo fotos junto com Lázaro. Além disso ele tinha como função acompanhar toda a movimentação da polícia na cidade após o crime e manter Lázaro informado.


O suspeito contou á polícia que Lázaro seria responsável junto com Cristhofer pelo planejamento e organização do roubo, além de providenciar as armas envolvidas no crime. O bandido ainda disse que conhece outros dois envolvidos, sendo Ivanildo da Silva Dias, conhecido como “Nego” e outro que tem o apelido de “Cupicho”. Esses suspeitos não foram localizados.


Já Cristhofer confessou que Lázaro o deixou com a função de providenciar as armas para o roubo. Junto com Lázaro, Cristhofer conheceu seis bolivianos, incluído os três pilotos que levariam as aeronaves até o destino após o roubo.
Outro envolvido no roubo seria Renato Correa, conhecido como Dego, morador de Aquidauana que está foragido da Justiça. A polícia suspeita que ele estaria na Bolívia, sendo o responsável por receber as aeronaves.

O crime
Um bando com pelo menos 10 homens, roubou na madrugada desta segunda-feira (6), três aeronaves no aeroporto da cidade de Aquidauana. De acordo com as informações iniciais, o bando estava fortemente armado e rendeu o vigia e os filhos.
Foram levadas três aeronaves pertencentes ao irmão do prefeito da cidade e do cantor e pecuarista Almir Sater. O vigia relata que o ataque teve a participação de ao menos 18 pessoas, as quais fugiram nos aviões.

Um dos aviões modelo Bonanza V35B PT-ING é de propriedade do empresário Zelito Alves Ribeiro, irmão do prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro. O outro, um Cessna Aircraft PT-KDI em nome da ex-primeira-dama Liliane Paschoalleto Trindade, esposa do ex-prefeito Zé Trindade. Já a terceira aeronave, também uma Cessna Aircraft PT-DST em nome do cantor Almir Sater.

Veja também
plugins premium WordPress