Policiais Departamento de Operações de Fronteira – DOF e Batalhão de Choque em ação na região da divisa Mato Grosso do Sul/São Paulo, receberam denúncia anônima indicando que um caminhão frigorífico suspeito, estaria seguindo pela rodovia 040 com destino a a cidade de Bataguassu.
Quando um veículo com características do denunciado entrava na cidade pelas proximidades do cemitério, as equipes do Departamento de Operações de Fronteira e Choque ao caminhão suspeito. Entrevistado, o motorista de 41 anos relatou que havia carregado o caminhão em um frigorífico na cidade de Guia Lopes da Laguna, e seguiria para o estado do Rio de Janeiro, demonstrando nervosismo e respostas desconexas.
Diante da denúncia e comportamento do motorista, os policiais fizeram contato com o gerente do frigorífico que indicou para ir ao local um veterinário do Serviço de Inspeção Federal – SIF. Em seguida, as equipes do DOF E CHOQUE juntamente com o veterinário, abriram o compartimento de carga do caminhão, sendo constatado que havia nos fundos do baú frigorífico grande quantidade de a maconha, que totalizou 5 toneladas da droga.
Após todos os procedimentos do SIF (Serviço de Inspeção Federal), a carga de maconha foi encaminhada juntamente com o veículo e motorista traficante para a Delegacia de Polícia.