A PF (Polícia Federal) brasileira e a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) a 37ª fase da operação Nova Aliança de combate ao tráfico de drogas. A ação visa destruir lavouras de maconha principalmente na fronteira do país vizinho com Mato Grosso do Sul.
As primeiras ofensivas iniciadas na quarta-feira (19), foram no departamento de Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero.
Segundo informações repassadas pelas forças de segurança, apenas nas primeiras horas foram localizados oito acampamentos no meio da mata, e destruídos 18,3 mil quilos da droga, além da eliminação de 31 hectares de cultivos ilícitos.
Cada hectare produz, em média, três toneladas de maconha.
Balanço
A 36ª edição da Nova Aliança, encerrada no dia 2 de abril, eliminou pelo menos uma tonelada da droga durante 15 dias de trabalho. Ainda de acordo com a Secretaria Nacional Antidrogas, esse montante representa um quinto de toda a maconha apreendida em nível mundial durante o ano inteiro.
Na fronteira entre os dois países o cultivo da maconha é controlado por facções que atuam em solo brasileiro, tanto que boa parte do que é produzido lá, tem como principal destino os grandes centros do Brasil.
Ponta Porã News*